CCJ firma parceria com Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa tem como missão registrar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa transformando-as em fonte de conhecimento, compreensão entre pessoas e povos. Durante 23 anos de existência reuniu um acervo que inclui 16 mil histórias de vida e 72 mil fotos e documentos digitalizados.

O Centro Cultural da Juventude (CCJ) em parceria com o Museu da Pessoa formará jovens monitores e gestores nos dias 17 e 18/11, utilizando a metodologia do Museu da Pessoa e apresentando a importância do trabalho com memória oral. A partir dessa parceria, o Centro Cultural da Juventude criará a sua própria linha do tempo que contemplará seus 10 primeiros anos de existência na zona norte da Capital.  A formação contemplará a realização de dois círculos de histórias de vida com os participantes.

A iniciativa conta com apoio do Governo de São Paulo, Secretaria da Cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC – ICMS) e patrocínio do Instituto Algar, Braskem e AES
Eletropaulo.

CCJ

Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 22 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 15 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.