Home / Contato / Imprensa / Releases

Museu da Pessoa apoia o concurso “Humanos de...” no Festival do Minuto

O projeto “Humans of New York” foi criado em 2010, por Brandon Stanton, um fotógrafo que, após viajar por várias cidades dos Estados Unidos, parou em Nova York e encontrou personagens para suas fotos. Além das imagens, as pessoas fotografadas também compartilhavam pequenas histórias e pensamentos, que eram postados na fanpage do projeto no Facebook. Como o volume das fotos era muito maior do que um álbum comportava, ele criou um website para abrigar todas as suas histórias.

Hoje, a página do “Humans of New York” no Facebook tem mais de 12 milhões de fãs, suas histórias foram reunidas em um livro, de mesmo nome, que se tornou best seller do New York Times, e seu projeto se tornou referência. O sucesso foi tão grande que até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi um dos fotografados, e contou sua história.

Inspirado pelo mesmo objetivo, o Festival do Minuto viu nesta ideia um grande potencial para vídeos com histórias que podem ser contadas em até um minuto. Os trechos das entrevistas do Humans of New York nos mostram histórias únicas de pessoas reais, de humanos que vivem em uma mesma cidade e são tão singulares na multidão. A curadoria do Festival do Minuto pretende receber vídeos que tragam essa sensibilidade no olhar de quem está atrás da câmera, seja ela uma câmera profissional ou um smartphone.

Para “Humanos de...”, o Festival do Minuto traz a parceria do Museu da Pessoa, um museu virtual e colaborativo de histórias de vidas, fundado no mesmo ano do Festival, em 1991. O concurso alinha-se com o objetivo do Museu, o de “registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade”.

Dessa forma, além da veiculação dos vídeos inscritos no site e canais do Festival do Minuto, o concurso ganhará uma coleção no canal do YouTube do Museu da Pessoa.

O concurso está aberto para pessoas do mundo inteiro e as inscrições podem ser feitas até 30 de junho
de 2015 no site do Festival do Minuto. Os 3 melhores vídeos selecionados pela curadoria receberão
como prêmio o Troféu Minuto.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais indistintamente.

A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia).

Sobre o Museu da Pessoa

Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar sua história. Essa idéia deu origem ao Museu da Pessoa, um museu virtual que tem como missão promover a democratização da memória social, por meio da valorização de histórias de vida de todas as pessoas da sociedade para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e baseada na compreensão e respeito pelo outro.

Fundado em São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa desenvolveu método diferenciado de coleta e sistematização de depoimentos. Tendo realizado cerca de 252 projetos nas áreas de memória institucional, educação, cultura e desenvolvimento comunitário, possui hoje um acervo de 16 mil depoimentos gravados e 72 mil fotos e documentos digitalizados. Hoje, o Museu da Pessoa é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e uma rede internacional de histórias de vida, com museus congêneres em Portugal, EUA e Canadá.