Home / Contato / Imprensa / Releases

Museu da Pessoa cria campanha para contar histórias de vida de travestis e transexuais

Através do site Kickante, especializado em financiamento coletivo (crowdfunding), o Museu da Pessoa criou uma campanha para ampliação do projeto “TransHistórias”,  que tem como finalidade registrar e preservar a história de vida e a memória de travestis e transexuais.

O "TransHistórias" é realizado em parceria com o Instituto Barong, que, em 2014 gravou a história de vida de 5 travestis e transexuais vítimas de tráfico humano, exploração, violência, DST/HIV/AIDS e discriminação. Nesse ano, o objetivo é realizar mais 10 entrevistas que serão feitas através da metodologia de memória oral do Museu da Pessoa e inseridas numa coleção exclusiva no portal do museu.

Segundo Karen Worcman, presidente-fundadora do Museu da Pessoa, “registrar e divulgar a história de vida de cada uma das travestis é uma ação de grande importância para o combate à discriminação e a valorização da vida.” Ela ressalta ainda que “esse projeto se identifica muito com a missão do museu na busca diária para que todos sejam reconhecidos através de suas histórias de vida, e dessa forma possamos mudar a maneira pela qual enxergamos o mundo.”

A campanha será iniciada no dia 27 de Abril, irá até 27 de Junho e terá como meta alcançar o valor de R$ 40.000 em doações.

Para acessar a campanha e fazer sua doação: http://www.kickante.com.br/museudapessoa

Conheça a coleção TransHistórias: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/colecao/trans-historias-97477

Sobre o Museu da Pessoa

Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 22 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

Sobre o Instituto Barong

O Instituto Barong foi criado em 1996, com a característica de uma “Ong na Rua”, e foi pioneiro no conceito de “marketing social itinerante”, buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral. Desde a sua fundação é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional de Aids, Programa Estadual de Aids de São Paulo e Coordenação Municipal de Aids.