Home / Contato / Imprensa / Releases

Museu da Pessoa lança coleção com depoimentos de indígenas

No próximo domingo, 19 de abril, será comemorado o “Dia do Índio”. Em consequência disto, o Museu da Pessoa lançará nessa quinta-feira, 16 de abril, a coleção “Tradição e Resistência: um olhar sobre os índios do Brasil”.

São ao todo 12 depoimentos de índios de grupos diversos, que contam a sua história de vida; sua infância, tradições  e  visões do mundo atual.  Donos de uma sabedoria ancestral, os povos indígenas sempre estiveram intimamente ligados à história do Brasil. Os depoimentos selecionados nessa coleção destacam a importância da preservação desses grupos, da manutenção de suas terras e direitos e, principalmente, o respeito às suas manifestações culturais. Esses depoimentos fazem parte do acervo do Museu da Pessoa que já conta com mais de 16 mil histórias de vida e 72 mil fotos.

Acesse a coleção “Tradição e Resistência: um olhar sobre os índios do Brasil” aqui.

Sobre o Museu da Pessoa

Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar sua história. Essa idéia deu origem ao Museu da Pessoa, um museu virtual que tem como missão promover a democratização da memória social, por meio da valorização de histórias de vida de todas as pessoas da sociedade para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e baseada na compreensão e respeito pelo outro.

Fundado em São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa desenvolveu método diferenciado de coleta e sistematização de depoimentos. Tendo realizado cerca de 252 projetos nas áreas de memória institucional, educação, cultura e desenvolvimento comunitário, possui hoje um acervo de 16 mil depoimentos gravados e 72 mil fotos e documentos digitalizados. Hoje, o Museu da Pessoa é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e uma rede internacional de histórias de vida, com museus congêneres em Portugal, EUA e Canadá.