Museu da Pessoa lança livros e promove dia especial para visitantes

No próximo dia 13 (sábado), o Museu da Pessoa abre suas portas ao público para promover o lançamento de duas novas obras: Mulheres Que Fazem História Todo Mundo Tem Uma História Para Compartilhar, desenvolvidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Consul e Nestlé.

Durante o evento Todo Mundo Tem Uma História Para Contar, que acontece das 14 às 17h na sede do museu (Rua Natingui, 1100, Vila Madalena – SP), além de assistir a vídeos dos depoimentos do Programa Conte Sua História e dos projetos da Nestlé e Consul, o público ainda poderá se divertir gratuitamente com as apresentações da contadora de histórias Sandra Lessa, que acontecem às 14h30 e 15h30, com a performance baseada nas histórias de vida dos depoentes de 2014.

Cada participante poderá levar para casa um exemplar de um livro produzido pelo Museu da Pessoa, instituição pioneira e que há 22 anos se dedica a transformar histórias de vida em informação, dispondo de um rico acervo virtual e colaborativo. Atualmente, conta com 16 mil depoimentos de histórias de vida, de pessoas comuns e figuras públicas.

Ao longo desses anos, temos trabalhado com grandes empresas em projetos que tem promovido suas marcas através de ações que valorizem a memória institucional, da comunidade em que está inserida ou do seu público consumidor. Diversos projetos já foram criados para organizações como, por exemplo, Whirpool, Anglo American, Petrobras, Votorantim, Vale, Nestlé e Pfizer”, ressalta Karen Worcman.

As Obras
Mulheres Que Fazem História é fruto de uma parceria entre o Museu da Pessoa e a Consul, com apoio do Instituto Consulado da Mulher, ação social que já ofereceu consultoria a mais de 32 mil mulheres de todo o Brasil, que saíram da informalidade, iniciaram seu micro negócio e desenvolveram iniciativas de geração de renda em variadas atividades econômicas.

A obra reúne 30 depoimentos de mulheres atendidas pelo Instituto, de cidades como São Paulo (SP), Guarujá (SP), São Bernardo do Campo (SP), Rio Claro (SP), Cordeirópolis (SP), Manaus (AM), Joinville (SC), Conceição de Coité (BA), Lauro de Freitas (BA).

Todo Mundo Tem Uma História Para Compartilhar, desenvolvido pelo Museu da Pessoa em parceria com a Nestlé, reúne 44 narrativas que tratam dos ciclos de vida, mostrando a partir da vivência de pessoas do campo e da cidade, como elas vivem e se relacionam com desafios básicos, como trabalho, alimentação, maternidade, cuidados com o outro.

Essas histórias de vida foram coletadas entre fevereiro e setembro de 2014, em várias cidades do Sudeste do País, como Águia Branca, Carmo de Minas, Floreal, Iacri, Itirapina, Linhares, Mirandópolis, Mogi Mirim, Piracicaba, Rio de Janeiro, São José do Rio Pardo, São Lourenço e Vitória. A obra integra o Projeto Ouvir o Outro, da Nestlé, que registrou em vídeo 60 depoimentos em diferentes regiões brasileiras, como forma de promover conhecimento e contribuir com a preservação da memória no Brasil.

Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.