Home / Contato / Imprensa / Releases

Museu da Pessoa oferece formação para professores e alunos do AJA por meio do patrocínio do Instituto Algar

O Museu da Pessoa, conhecido nacional e internacionalmente por reunir histórias de vida em um acervo virtual e colaborativo, oferece Workshop da metodologia do Museu da Pessoa com professores, Circulo de histórias de vida para alunos e Preparação para o curso online para professores do AJA (Alfabetização de jovens e adultos).

O curso online acontecerá com 30 professores no período de abril, maio e junho. Os professores serão capacitados a utilizar a metodologia do Museu da Pessoa dentro da sala de aula.

A ação faz parte do Plano Anual de Atividades 2015 do Museu da Pessoa, realizado através do Programa De Ação Cultural (ProAC ICMS) do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Educação Municipal de Franca com patrocínio do Instituto Algar.

Informações:

Circulo de histórias com alunos
Escola: NÚCLEO DE AJA VANDA BADARÓ (DIAS 11,12 E 13/4)
Rua Afonso Sanches Simom, 301- jardim Elimar II

Workshop da metodologia do Museu da Pessoa e Preparação para o curso online
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (DIA 14/4- DAS 19H30 ÀS 21H30)
Avenida Francisco Paula Quintanilha Ribeiro, 550- Parque Francal
Sala 13 e 14

Sobre o Museu da Pessoa
Museu virtual de histórias de vida fundado em São Paulo em 1991 tem por objetivo transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas.

Com programas nas áreas de memória institucional, educação, comunicação e desenvolvimento comunitário, o Museu da pessoa já realizou cerca de 250 projetos de memória. O Museu da Pessoa é aberto a participação do público por meio de seu portal
www.museudapessoa.net Em 25 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação museus e centros memória dentro e fora do país. Conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 60 mil imagens que narram a história do Brasil por meio de narrativas e brasileiras.

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São quatro programas sociais* que juntos chegam a 25 cidades, 102 escolas, 8020 alunos, 225 educadores e a participação voluntária de 1150 associados da Algar. (*Dados referentes a 2015).

Sobre a Alfabetização de Jovens e Adultos- AJA Franca
A AJA Franca possui uma trajetória de sucesso e expansão na cidade, conseguindo alfabetização de milhares de pessoas e em 10 de Abril de 2014, um Projeto de Lei instituiu a semana do dia 26 de maio a semana de Conscientização Municipal da Alfabetização de Jovens e Adultos com diversas ações para divulgar o Projeto AJA na cidade e com o objetivo de realizar novas matrículas.

O objetivo não é apenas o acesso dos educandos na AJA, mas a sua permanência, aprendizagem e continuidade nos estudos.

Atualmente contam com 476 alunos, 17 núcleos de AJA e 28 professores. Dos 476 educandos, 41% são do sexo masculino e 59% feminino e 41% dos alunos possuem mais de 60 anos de idade. Quanto à escolaridade 24% dos alunos nunca estudaram antes e 76% já haviam estudado antes da AJA.