Home / Contato / Imprensa / Releases

Museu da Pessoa participa de projeto internacional de Digital Storytelling

A presidente do Museu da Pessoa, Karen Worcman, esteve na University of Brighton, no Reino Unido, nos dias 13 e 14 de abril para participar da reunião inicial do projeto StoryA (Story Abroad). A iniciativa reúne 9 instituições  internacionais e tem o objetivo de desenvolver um legado pedagógico, explorar o potencial do Digital Storytelling como forma de aprendizado e criar uma ferramenta de combate ao desemprego juvenil.

São seis instituições europeias, uma da África do Sul, uma dos EUA e o Museu da Pessoa. Cada uma desenvolverá uma atividade com jovens locais que já passaram por uma experiência no exterior para que eles contem sua história através do Digital Storytelling, compartilhem a experiência com sua comunidade e disseminem o método.

A proposta do Museu da Pessoa é formar 20 jovens brasileiros no uso da metodologia de registro de histórias em 2 círculos, utilizando como referência a metodologia desenvolvida em parceria com o Center for Digital Storytelling, em 2006, durante o projeto “Um Milhão de Histórias”. No primeiro momento será feito um mapeamento de 50 organizações e uma seleção de 10, cada organização apontará 2 jovens que tiveram uma experiência no exterior para participarem do projeto, totalizando 20 jovens na cidade.

Ao longo do mês de junho será feita uma mobilização em grupos na internet com os 20 jovens e suas organizações. Em julho, acontecerá um encontro de 4 dias composto por 2 círculos com 10 jovens cada, organizados por dois formadores; produção e gravação das histórias dos 20 jovens e inserção no portal do Museu da Pessoa; uma formação com os participantes para que eles se tornem multiplicadores da metodologia de Digital Storytelling. Entre agosto e outubro será feita a multiplicação da metodologia pelos jovens e a mobilização on-line para acompanhar e divulgar os círculos. Em novembro acontecerá um festival de 3 dias para socializar as histórias com todos os jovens e suas organizações.

O projeto contará ainda com mais dois encontros internacionais para que as instituições compartilhem o resultado de suas atividades: uma conferência no Center For Digital Storytelling, em Massachusetts, em setembro e um encontro final, em março, na Cape Peninsula University of Technology, na Cidade do Cabo.

O projeto é financiado pela Agência Executiva de Audiovisual, Educação e Cultura da União Européia e conta com envolvimento das seguintes instituições: Melting Pro Laboratorio per la cultura (IT), Center for Digital Storytelling (EUA), Mediashots CRL (PT), University of Brighton (RU), Verein digital Story Vienna (AT), Perspectives (BE), Stockholm School of Arts / Kulturskolan Stockholm (SE), Cape Peninsula University of Technology (Africa do Sul) e Museu da Pessoa (BR).