Home / Contato / Imprensa / Releases

Museu da Pessoa prepara programação especial para os 461 anos de São Paulo

São Paulo completa 461 anos no próximo dia 25 de janeiro e, em comemoração ao aniversário da cidade, o Museu da Pessoa criou uma coleção especial, intitulada São Paulo em Outros Tempos. A homenagem representa uma viagem pelo tempo em imagens de pessoas que viveram nos locais que hoje são referências e que marcaram a história da metrópole. Os visitantes também têm a oportunidade de acessar outros projetos que valorizam as memórias paulistanas, contando as trajetórias do tradicional comércio e de ilustres e anônimos nascidos ou residentes da terra da garoa, que atualmente abriga mais de 11 milhões de pessoas.

Além de conferir o material disponibilizado no portal, os apaixonados por São Paulo estão convidados a contar os momentos vividos na capital paulista. Basta acessar o site www.museudapessoa.net e clicar na aba Conte sua História. Através da plataforma, é permitido que as histórias sejam escritas e documentos como fotos e vídeos sejam anexados e encaminhados para serem incluídos no acervo do museu. “Trata-se de uma maneira diferente de homenagear a cidade. Dividimos com o público o nosso acervo e ele também pode dividir conosco o seu acervo pessoal e familiar, transformando-o em curador e acervo ao mesmo tempo”, diz Karen Worcman, diretora e fundadora do Museu da Pessoa.  Os interessados em fazer parte do acervo devem encaminhar as narrativas até o dia 20 de janeiro e, as melhores, ganharão destaque nos canais de comunicação do museu.

Mostra de vídeos e roda de histórias: O Museu da Pessoa também abre suas portas para uma mostra de vídeos de depoentes que nasceram e moraram na metrópole. Também será realizada uma roda de histórias comandada pela historiadora Neuza Guerreiro de Carvalho, uma das primeiras depoentes do museu, e que desde 1930 vive em São Paulo. A mostra de vídeos acontece no estúdio do Museu, das 10h às 13h. Já a roda de histórias será realizada das 11h às 13h.
Local: Rua Natingui, 1100 – Vila Madalena – São PauloData: 25 de janeiroHorário: 10h às 13h

Sobre o Museu da Pessoa

Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.