Home / Contato / Imprensa / Releases

O Museu da Pessoa oferece formação gratuita para profissionais de museus e educadores

O Museu da Pessoa, conhecido nacional e internacionalmente por reunir histórias de vida em um acervo virtual e colaborativo, oferece curso de 43h de formação para profissionais de museus e educadores, o curso será dividido em um encontro presencial e formação online a ser realizado de junho a agosto de 2016.

O Curso tem como objetivo apresentar para profissionais de museus e educadores uma forma de criar e utilizar roteiros educativos produzidos com as histórias de vida do Acervo do Museu da Pessoa ou com conteúdo de seus próprios acervos. A ideia é subsidiar estes profissionais com ferramentas de mediação com os seus públicos.

As inscrições para o curso deverão acontecer entre os dias 9 a 20 de maio de 2016 no portal do Museu da Pessoa. Serão 50 participantes selecionados, preferencialmente profissionais de Museus do estado de São Paulo, o resultado da seleção será publicado no Portal: www.museudapessoa.net, até o dia 3 de junho.

O encontro presencial acontecerá no dia 15 de junho no auditório da Secretária de Estado da Cultural de São Paulo, realizado em parceria com o SISEM-SP, no período da tarde após o encerramento do Encontro Paulista de Museus – EPM 2016.

A formação online acontecerá entre os meses de junho a agosto. O curso é composto de textos e atividades com acompanhamento de profissionais do educativo do Museu da Pessoa. É assíncrono - dentro desse período pode ser completado conforme a disponibilidade do participante. As devolutivas do formador são individuais ou em grupo e no prazo máximo de 48 horas. Os cursistas receberão certificado de 43h de formação.

O Curso é uma ação do projeto: "Difusão de Acervos e Metodologia de registro de história de vida do Museu da Pessoa, contemplado no ProAC edital 18/2015 – Difusão de acervos museológicos, da Secretaria de Estado da Cultura, contando com a parceria do SISEM-SP e Museu do Futebol.

Sobre o Museu da Pessoa

Museu virtual de histórias de vida fundado em São Paulo em 1991 tem por objetivo transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas.Com programas nas áreas de memória institucional, educação, comunicação e desenvolvimento comunitário, o Museu da pessoa já realizou cerca de 260 projetos de memória. Em 24 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação museus e centros memória dentro e fora do país. Conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 60 mil imagens que narram a história do Brasil por meio de narrativas e brasileiras.

Sobre o SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br