Coleção

Habitar histórias e memórias

Autor: Cláudia Leonor Oliveira
Publicado em: 07/01/2019

Percurso netnográfico para pesquisa empírica da minha tese de doutoramento "Comunicação, Rede e Memória: histórias de vida em plataforma digital", a ser apresentada na Universidade Lusófona do Porto, Portugal. O título da coleção faz referência às pesquisas e conceitos desenvolvidos por dois sociólogos italianos, Franco Ferrarotti e Massimo Di Felice. Ferrarotti desenvolveu o conceito de método biográfico, no qual ele afirma que para compreender uma história, que se configura como um texto, "É necessário habitá-la". Di Felice desenvolveu o conceito de Atopia, no qual o habitar "atópico" se caracteriza como uma nova configuração habitativa, que ocorre nos fluxos digitais e que busca o fim da dialética entre sujeito e território.

Histórias