Coleção

Nordeste, cultura e arte. E resistência

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.”

Essas duas frases abrem o Capítulo III da segunda parte (“O Homem”) do clássico “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. A primeira sentença, de tão famosa, é muitas vezes dita ou escrita como se fora “O nordestino é, antes de tudo, um forte”. Se não é exatamente fiel ao que está no livro, é muito provável que, a depender das circunstâncias e do contexto, Euclides não a renegasse.

O fato é que os nove estados que compõem a região Nordeste abrigam uma população e uma história – e uma cultura! – que marcaram profundamente o ethos nacional brasileiro. Nesta coleção, uma pequena amostra dessa imensidão de seres e saberes.

Histórias

Imagens