A rosa que nasceu do seringal

História de: Rosa Maria Lopes
Publicado em: 10/12/2010

Tal qual a rosa de Drummond, que furou o asfalto, Rosa furou a borracha, o suor e as lágrimas para nascer no seringal que sua mãe trabalhava, em 1952. Nascida de pai peruano e mãe de Jaci-Paraná, nos conta como foi alfabetizada pelos próprios pais e de como trabalhou muito na infância até poder alternar os estudos em Porto Velho com a ajuda na subsistência da família, dos 8 aos 22 anos. Rosa também nos conta como passou por severas dificuldades e as diversas maneiras de sobreviver em Rondônia: pelo artesanato, pela castanha, pesca, seringal e outros. Sabemos um pouco sobre a morte de seu pai e de dois de seus maridos, e de como deu uma reviravolta em sua vida, lidado com conflitos de terra na região através da Associação dos Seringueiros em Jaci-Paraná.

Lá no meio do seringal foi que eu nasci. Minha mãe me teve lá mesmo. Meu pai foi soldado da borracha. Que, no tempo da guerra, eles cortavam muita seringueira em Rio Branco do Acre, então eles vieram pra cá. A minha casa era de taipa. Ela era de tabuazinha. Eu almoçava e não jantava. Eu só jantava quando meu pai mandava umas frutas lá do seringal. Às dez horas da noite a minha barriga estava doendo de fome! Sabe o que que eu fazia? Ia lá no vidrinho de sal, metia o dedo dentro do vidrinho de sal, passava na língua, bebia água e ia dormir. Meu pai costumava pegar pedaço de pau e fazia aquela forma. Quando ele chegava da estrada, a gente defumava com coco: eu fazia o fogo na fornalha, saía aquela fumaça, aí meu pai colocava o pau dentro do leite da seringueira e defumava. Depois que terminava de defumar, ia fazer as capanguinhas. Era o sapato de chiclete, feito com a borracha. Meu pai era assim. Depois que ele faleceu, para mim tudo mudou.

Leia o depoimento completo:

Patrocinadores

Rua Natingui, 1100 - São Paulo - CEP 05443-002 | tel +55 11 2144.7150 | fax +55 11 2144.7151 | portal@museudapessoa.net