Costurando entre os percalços

História de: Amélia Lopes Legal
Publicado em: 10/12/2010

Em seu depoimento, Dona Amélia nos conta a história de sua família, a começar por seus avós, seu pai que foi um imigrante argentino, e sua mãe, natural da região de Porto Velho. Amélia também nos conta sobre sua infância em meio à vida rural, montaria de cavalos, vacas, bois e um tanto de trabalho na roça. Sobre este período sabemos sobre a separação de seus pais, quando Amélia tinha 13 anos, sua ida a escola e o aprendizado de corte e costura com a velha máquina de sua mãe, ofício que levaria consigo por toda a vida. Além disso, vemos como foi seu casamento, em 1952, e a odisséia por Rio Brilhante, Campo Grande, Jaci-Paraná e Porto Velho, acompanhando seu marido que trabalhava em obras destas cidades. Podemos nos emocionar com a criação de seus filhos, seu reencontro com o pai a beira da morte, a história de Alírio - seu irmão adotivo, o perigo da malária em Jaci-Paraná e sua atual militância pelo grupo de idosos e a Associação das Mulheres. Costurando entre os percalços da vida, tudo parece muito curto para Dona Amélia.

Ninguém sabia dessas coisas de higiene nesse tempo.Mesmo Porto Velho ainda tinha muito mato dentro da cidade, era umacidade muito suja. O esgoto corria no meio da rua, era uma cidade fedida, uma cidade ruim. Tanto que larguei tudo, vendi tudo e fui embora.Também não aguentei mais a malária, porque dava maláriademais. Mas não era só a malária que dava. Também uma tal de doençade criança, que eles falavam. A criança começava a gritar de dorde cabeça e dali a um pouquinho estourava sangue do narize do ouvido e já morria. Uma vez, eu e meu marido chegamosnuma casa e a mulher estava lavando umas roupas e a criança chorando.Aí o médico foi e falou: “É hepatite B. E é um perigo até dos queestão por perto pegarem.” Ele deu uma orientação boa, ele faloupra formarem esse hospital. Hoje tem, que foi na época meumarido e meus fi lhos que fi zeram esse hospital em 80 e nãosei o quê. Fizeram esse hospital aqui. E tem uma casinhaali que hoje é o posto de saúde.