Minha missão é rezar

História de: Domingas Coimbra de Souza
Publicado em: 10/12/2010

"Nasceu uma grande mulher, uma rezadeira", foi o que disseram quando Domingas Coimbra veio ao mundo. Na cabeça da menina, uma mancha vermelha como um desenho de sangue, parecia contar sobre o destino daquela criança. Domingas não fez diferente. Desde cedo, começou a curar pessoas. No início, pouco entendia do que ela mesma fazia, mas logo a clientela foi se formando e ela passou a dedicar uma grande parte da sua vida em tratar as pessoas necessitadas da cidade de Juruti-PA. Dona Domingas, como é conhecida, aprendeu a suprir uma carência de médicos e cuidados levando apenas palavras, rezas e remédios próprios.

Quando eu nasci, a parteira já falou pra minha mãe:“Ah, nasceu uma grande mulher, uma rezadeira, que talvezvá salvar muitas vidas.” Isso porque eu tinha uma cruzvermelha tipo de sangue na minha cabeça. De criança,eu falava coisas pros outros que diziam que eu nem sabiao que falava, mas dava certo. Foi assim que eu comeceia arrumar essas pessoas que até hoje são como meusseguidores. Já tratei dos pais, já tratei dos fi lhos, já fui prosnetos, já estou pra ir pros bisnetos daqueles.Mas de pequena eu sentia muita vontade de estudar.Eu via na minha comunidade as crianças e as pessoas muitodoentes, e eu gostaria de ter estudado pra ser uma médica.Não deu. Então eu tenho o meu lema: eu ajudo você e,se você acha que deve me ajudar, você me ajuda. Eu achoque eu gosto das pessoas de graça. A prática é a verdadeiraescola com quem eu aprendi. Foi sozinha.

Leia o depoimento completo:

Patrocinadores

Rua Natingui, 1100 - São Paulo - CEP 05443-002 | tel +55 11 2144.7150 | fax +55 11 2144.7151 | portal@museudapessoa.net