Moldando os sonhos

História de: Maria da Saúde de Souza
Publicado em: 10/12/2010

Dona Maria nos conta sobre a história de sua família, seus modos de subsistência e costumes de infância - aonde ia para se divertir e brincar, etc. Nos fala sobre sua escola, sua conexão com a igreja e seu casamento. Sabemos aqui também sobre as características do ofício do artesanato com argila e barro. O depoimento finaliza com os seus sonhos para o futuro.

Eu herdei da minha mãe esse trabalho de artesanatocom barro. E desde a minha bisavó já se fazia desse jeito.Ela era índia. Então a minha mãe fazia pote, bilha, qualquertipo de louça. A gente faz assim: pega o barro mole, misturacom caraipé, amassa até ele fi car mesmo bem ligado e,depois que ele já está bem ligado, a gente já vai começara formar a louça. Agora, tem que ter uma coisa, tem quesaber a temperatura e a quantia que o barro pega docaraipé. Se estiver bem areadinho, ele já tá bom.E eu tenho esperança que meu fi lho também vaicontinuar a trabalhar e alguém além dele vai também.Vai aprender um fi lho dele, um sobrinho, porque todacriança sempre mostra logo uma coisa que ela quer ser,que ela quer fazer. Eu acho que vai ter alguém assim,não vai fi car parado, não. Vão continuar a fazeressas panelas aqui.

Leia o depoimento completo:

Rua Natingui, 1100 - São Paulo - CEP 05443-002 | tel +55 11 2144.7150 | fax +55 11 2144.7151 | portal@museudapessoa.net