Navegando pela história de Seu Amazona

História de: Odilson de Souza Lima (Seu Amazona)
Publicado em: 26/11/2013

Na cidade de Mutum-Paraná-RO, onde fez a sua vida profissional, Odilson aprendeu a fazer casas de madeira. Trabalhando com marcenaria, fez muitas das casas da cidade e constituiu a sua vida. Mas chegou o tempo da hidrelétrica, alagando a sua cidade. A Nova Mutum, cidade para qual os habitantes foram convidados a se mudar, não há casas de madeira. Odilson, então, resolveu retomar o rumo de sua vida.

Pra essa nova cidade, eu não vou. Não tem como viver. Lá as casas são tudo de alvenaria, lá ninguém vai construir casa de madeira, que é o que eu faço na minha profissão. Canoa você não vai fazer, porque é seco, a 17 quilômetros do rio. A minha opção veio logo: vou pra beira do rio.Conheço tudo, conheço todos os cantos de pesca tudo por aí. Com o dinheiro da indenização, se der umdinheirinho mais ou menos, eu vejo se com a metade do dinheiro eu construo uma casa igual a que eu tenho. Vou pra onde eu conheço muita opção de pescaria, onde o rio é bom de peixe. E, se eles não proibirem, não vai ser tão ruim, porque de lá eu posso vir pescar também aqui, porque aí vai fi car represada a água e dar muito peixe por aqui. Vou viver assim.