No oco do mundo

História de: Maria Gercina Simão de Oliveira
Publicado em: 10/12/2010

Maria Gercina abre sua vida para nós e conta sobre sua família e sua infância em Laje, suas agruras e a morte de seus pais, que deixaram-na para criar seus irmãos quando tinha 17 anos. Nos conta também sobre suas passagens por Porto Velho e Natal - atrás de como viver, lavou roupa, entregou água e trabalhou em seringais. Após várias tragédias que levaram seus filhos, o único que sobreviveu, Francisco Simão de Oliveira, a fez voltar para Mutum-Paraná, o "oco do mundo" de onde não saiu mais. Lá aprendeu o ofício de parteira, que exerceu com muita habilidade e fé, ensinando-nos um pouco dessa arte no depoimento. Além disso, Maria Gercina nos fala de sua religião, de Padre Cícero Romão e nos canta músicas e repentes passados por seu pai.

No tempo do trem, fui trabalhar cortando lenha para vender feixinho. Carregava aquele feixinho na minha cabeça para vender ecomprar outras coisas para não ver meu fi lho passar fome. E andavano trem pra ir comprar remédio. Eu saía do trem e andava paratodo canto. Nisso, cheguei em Mutum-Paraná e isso aqui era umamata só. Quando eu cheguei aqui, não tinha posto de saúde.Aí, eu fui ser parteira. A primeira vez que eu peguei ummenino, sem eu saber de nada, eu tinha 15 anos. Eu estavapassando na casa de uma comadre, quando ouvi: “Maria, vem cá,pelo amor de Deus. Papai não está em casa, minha mãe não está.”Cortei o umbigo, amarrei, fi z um cordãozinho, amarrei aquina pontinha, medi dois dedos e cortei. Veio a placenta, pegueia placenta. Fui bem devagarinho. Depois, limpei com água morna,botei a mulher de jeito deitada na cama.Nesse tempo, ninguém sabia dessas coisas.