O carpinteiro fiel

História de: Parisio Silva
Publicado em: 10/12/2010

Parísio nos conta a história de sua família e de como ao longo do tempo o destino ceifou a vida de seus familiares, deixando-o sozinho no mundo. Daí então, vemos como Parísio cresceu na vida em meio a carpintaria e a constução naval. Parísio também nos conta sobre suas brincadeiras de infância, seu casamento, os costumes de Juruti - PA e o seu trabalho na igreja desde os anos 1950. O depoimento é finalizado com Parísio contando sobre seus sonhos pro futuro.

Foi na igreja que eu comecei a trabalhar de marceneiro. Eu fiz essa laje que até hoje tem. Foi depois que eu entrei lá pra trabalhar de marceneiro na paróquia em que foi feito todo aquele mundo de torre. Tudo passou pela minha administração. Tinha quatro, cinco ajudantes, mas o responsável era eu. Tudo que era preciso, todas aquelas obras ali, fui eu que administrei. A madeira própria pra essas obras é a itaúba, e tem outra boa também, maçaranduba. São boas pela durabilidade. A itaúba, ela tem muita utilidade, porque pode botar na terra, pode botar na água, pode botar no sol, onde botar ela tem durabilidade. A maçaranduba nunca estraga na água, é pra filhos e netos. Dessas obras que eu fiz, a escola paroquial foi uma das primeiras. Entrei lá em 1955 e em 1956 começamos a fazer a escola.