O fenômeno das terras caídas

História de: Maria de Lourdes Pimentel Sampaio
Publicado em: 10/12/2010

Maria de Lourdes nos conta a história atribulada de sua família, crescida sem a presença de um pai. Por causa disso, Maria foi criada por uma tribo Munduruku e parentes que viviam em Santarém. Ela nos conta a história de como entrou para o comércio na região de Juruti, vendendo diversos alimentos e ganhando renda com plantação e gado. Ademais, Maria nos fala sobre a relação difícil com sua mãe e seu casamento com um marido que por ser alcóolatra dificultou muito a formação de sua própria casa. A história de Maria de Lourdes também é sobre sua fé católica e a constante presença de "visagens" ao longo de sua vida. Além disso, sua história é sobre o hotel que construiu e que desmoronou, e de sua reviravolta, na reconstrução de um novo e que existe até hoje.

As coisas começaram a mudar em 85. Eu tinha o meuprimeiro hotel. Era movimento noite e dia. Só pra ter ideia, eu tinhaaté radioamador. Eu me comunicava com Óbidos. Quando vinhamas balsas, eles se comunicavam comigo. Eu também comprava batata,verdura e fazia aquele caldo e espalhava nas bancas dos que estavambebendo, de graça. “Isso aqui é pra aguentar.” Eu segurava o pessoal.Levei oito anos nesse comércio, aí, em 85, desabou. Era umdomingo. Eu fui à missa de noite e, quando eu cheguei, começarama bater na porta: “Dona Lourdes, vamos orar a Deus, está caindoa frente da cidade.” Eu peguei, saí e fui ver. Quando eu cheguei perto,assim, caiu a primeira parte dessa passarela do cais. E estava cheiode hóspedes lá em casa, o pior era isso. Eu só pensava nas três famíliasque estavam lá na frente e que não tinham mais por onde sair.Teve que arrebentar as paredes pra saírem pela outra casa que davade fundo pra minha. Graças a Deus se salvaram.Era o fenômeno das terras caídas.

Leia o depoimento completo: