São Pedro de Juruti

História de: Pedro Lima Silveira (São Pedro)
Publicado em: 10/12/2010

Pedro nos fala sobre a origem de seu apelido (São Pedro), a história de sua família de 22 irmãos e as técnicas de subsistência usadas no dia a dia para caça, pesca, colheita e cultura da mandioca. Além disso, nos conta sobre sua formação escolar, o trabalho na infância, seus sonhos de criança e sua ligação com a fé católica. Depois, Pedro comenta seu envolvimento na articulação das comunidades de Juruti na Associação Central Lago e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Por fim, nos fala sobre os efeitos da presença da Camargo Correia e da Alcoa na região e sobre seus sonhos para o futuro.

É uma grande dificuldade ser presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e trabalhar com os grileiros de terras. A gente chega até a ser ameaçado de morte. Eu passei diversas vezes por isso. Ainda por cima, eu não estou lembrado do ano, mas há muitos anos veio um pessoal fazer umas pesquisas aqui na região e já se falava que era uma mineradora de bauxita que vinha. Ninguém nem pensava que vinha, mas quando foi agora, ultimamente, foi aprovado mesmo, foi licenciado, e a Camargo Corrêa veio, depois veio a Alcoa. Eles trouxeram um bocado de coisas boas, isso nem se discute, mas, infelizmente, não só de beleza vive o homem; tem um bocado de coisa errada também. O impacto na agricultura familiar foi desastroso. Os filhos dos produtores que trabalhavam lá na zona rural foram se empregando, vieram pra cidade, então eles deixaram de ser produtores e passaram a ser consumidores. Mudou tudo, porque antes o povo vivia na coletividade.