Uma vida em Óbidos

História de: Fortunato Chocron
Publicado em: 10/12/2010

Neste depoimento, Fortunato nos conta a história de seu pai, Abraão Chocron, que veio de Tétouan para tentar a vida na terra da prosperidade que era o Brasil na época. Em Óbidos, Abraão se juntou e se fortaleceu com a comunidade judaica do Pará através do comércio. Fortunato fala então do papel que lhe foi incumbido de continuar o legado de seu pai através da indústria da castanha, da juta, do gado e do comércio. Aqui sabemos sobre seu casamento - de 46 anos na época da entrevista - seus filhos, a crise econômica dos anos 1980 e seus sonhos para o futuro.

Uma indústria de castanha: foi isso que eu meti na cabeça na década de 60... uma indústria de castanha. Meu pai veio de Marrocos para o Brasil porque a situação econômica de todos os judeus, especialmente da família dele, era dificílima. Foi comerciante aqui. Eu ia fazer faculdade, porque esse era o sonho do meu pai. Depois achei que o meu sonho era continuar o trabalho dele. Ele já estava envelhecendo, estava cedendo o lugar dele pros outros. Eu disse: “Bom, então eu tenho que ir pra lá pra manter. E vou entrar no meio da briga.” E vim e entrei na briga. Acabou que durante três anos fui o maior exportador de castanha e frutas secas do mundo. Eu tinha o desejo de ser grande, de dar emprego. Em troca, eu recebia respeito e conceito. Eu sempre achei que eu devia ser útil onde eu vivia.