Uma vida em Óbidos

História de: Fortunato Chocron
Publicado em: 10/12/2010

Neste depoimento, Fortunato nos conta a história de seu pai, Abraão Chocron, que veio de Tétouan para tentar a vida na terra da prosperidade que era o Brasil na época. Em Óbidos, Abraão se juntou e se fortaleceu com a comunidade judaica do Pará através do comércio. Fortunato fala então do papel que lhe foi incumbido de continuar o legado de seu pai através da indústria da castanha, da juta, do gado e do comércio. Aqui sabemos sobre seu casamento - de 46 anos na época da entrevista - seus filhos, a crise econômica dos anos 1980 e seus sonhos para o futuro.

Uma indústria de castanha: foi isso queeu meti na cabeça na década de 60... uma indústriade castanha. Meu pai veio de Marrocos para o Brasilporque a situação econômica de todos os judeus,especialmente da família dele, era difi cílima.Foi comerciante aqui. Eu ia fazer faculdade, porque esseera o sonho do meu pai. Depois achei que o meu sonhoera continuar o trabalho dele. Ele já estavaenvelhecendo, estava cedendo o lugar dele pros outros.Eu disse: “Bom, então eu tenho que ir pra lá pra manter.E vou entrar no meio da briga.” E vim e entrei na briga.Acabou que durante três anos fui o maiorexportador de castanha e frutas secas do mundo.Eu tinha o desejo de ser grande, de dar emprego.Em troca, eu recebia respeito e conceito.Eu sempre achei que eu devia ser útil onde eu vivia.

Leia o depoimento completo:

Patrocinadores

Rua Natingui, 1100 - São Paulo - CEP 05443-002 | tel +55 11 2144.7150 | fax +55 11 2144.7151 | portal@museudapessoa.net