Home / Educativo / Cursos e Oficinas

Histórias de contar e ouvir

Público Alvo:  público de interesse pessoal ou profissional

Coordenação Geral: Sonia London
Coordenação do curso online: Lia Cristina Lotito Paraventi
Formadores:  Marcia Trezza
Carga Horária: 20h

Este curso visa à formação do participante na metodologia da entrevista de história de vida, pautada na área de história oral e que faz parte da Tecnologia Social da Memória desenvolvida pelo Museu da Pessoa. Compreendida como uma prática de interação entre dois lados: entre quem conta e quem pergunta e ouve, a entrevista passa a ser o resultado deste intercâmbio.  Ao contrário de um interrogatório ou questionário, o que se busca é criar um momento de troca e diálogo entre as duas partes, sendo que o assunto da conversa é a história de vida de uma delas e a entrevista é um produto em coautoria do entrevistado e do entrevistador.

Objetivo

Oferecer a indivíduos e/ou grupos sociais a possibilidade de apropriação da  metodologia de registro de histórias de vida, utilizada pelo Museu da Pessoa;

- Contribuir com o reconhecimento pela sociedade da importância e do valor da história de vida de todas as pessoas no patrimônio cultural da humanidade;

- Elaborar história de vida refletindo sobre os processos pessoais inerentes a esse fazer;

Tecnologia Social da Memória – do que estamos falando?

Conhecendo o Museu da Pessoa

História Pessoal

Elaboração de Roteiro

Entrevista - metodologia do Museu da Pessoa

Edição e publicação da entrevista

Publicação de acervo digital

Criação de coleção

Metodologia

A Tecnologia Social da Memória utiliza estratégias que facilitam a apropriação dos conceitos e metodologia de registro de histórias; ferramentas de comunicação e inserção de conteúdos nos diferentes ambientes na plataforma EducaPx; atividades de inserção de histórias, criação de coleções no portal Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net/contesuahistoria) e o uso das histórias de vida disponíveis em seu acervo.

É composto de atividades práticas a serem desenvolvidas pelo participante e de propostas de aplicação da metodologia vivenciada com alunos ou grupos de interesse;

O curso é assíncrono. As devolutivas do formador ou do mediador de tecnologias são individuais e/ou em grupo.

A mediação e a avaliação das atividades e a participação dos alunos são realizadas, pelo formador, por meio dos registros efetuados nos diferentes ambientes do curso, pela entrega das produções indicadas em cada atividade e na página destinada a cada participante.

Todo participante ao realizar o primeiro acesso recebe um site onde é possível registrar todas as suas atividades e criar sua própria biblioteca de  arquivos, imagens, vídeos, áudios, links.

Certificação

A certificação expedida pelo Museu da Pessoa aos participantes é referente à totalidade do curso desde que sejam cumpridas satisfatoriamente todas as atividades propostas.

Custo por aluno R$ 270,00

Inscrições abertas de 03/05/2016 a 22/05/2016.

Período de realização do curso de 24/05/2016 a 30/06/2016.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.

Contato:

Educativo.museudapessoa@yahoo.com.br

museudapessoa.educapx.com

Rua Natingui, 1100 - São Paulo - CEP 05443-002 | tel +55 11 2144.7150 | fax +55 11 2144.7151 | portal@museudapessoa.net