Home / Entenda / Linhas de Ação

Preservação e disseminação do acervo

Após 25 anos de atuação, o Museu da Pessoa constituiu um acervo de quase 20 mil histórias de vida e cerca de 60 mil fotos e documentos que apresentam, sob muitas perspectivas, a história privada do Brasil nos séculos XX e XXI. Para além do acervo, o Museu da Pessoa, um dos primeiros museus virtuais do mundo, inovou o campo da museologia no Brasil ao permitir que toda e qualquer pessoa se tornasse parte ativa do Museu, seja integrando o acervo com sua própria história, seja como curadora, montando coleções temáticas próprias de acordo com seu gosto e interesse.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu o valor do acervo do Museu da Pessoa, assim como a inovação que este representa no campo de preservação do patrimônio.

O patrocínio do BNDES, por meio da Lei Rouanet, permitirá que o Museu da Pessoa:

** Digitalize, revise e disponibilize a totalidade de seu acervo;

** Amplie o acesso e o uso de seu acervo de histórias e documentos;

** Desenvolva novas parcerias para disseminar sua Tecnologia Social de Memória;

** Promova o desenvolvimento institucional capaz de garantir sua sustentabilidade ao longo dos próximos anos.

Conheça aqui os termos do contrato de patrocínio com o BNDES.