Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Educativo

Almanaque da Memória de Sorocaba - Memórias, histórias e curiosidades - 2012

Esta palavra vem do árabe al-manakh, que significa “conta”. Antigamente era uma publicação anual, que reunia um calendário com datas dos principais eventos astronômicos, entre eles informações sobre o tempo – as fases da lua, as estações do ano... -, e, além disso, indicações úteis, trechos literários, entre outras coisas.

Em 2012, os alunos da Rede Municipal de Sorocaba que participaram do Projeto Memória Local na Escola entrevistaram 62 pessoas da comunidade, e este almanaque conta a história dessas pessoas e traz, ainda, algumas informações para você ficar mais sabido.

O Projeto Memória Local na Escola tem como objetivo valorizar a história de pessoas da comunidade em que é desenvolvido. Por meio de entrevistas realizadas pelos alunos das escolas participantes do projeto com moradores da comunidade, busca conhecer a história de vida das pessoas e construir a memória coletiva do local.

Por que contar histórias de pessoas da comunidade? Contar a história de um povo é uma forma de valorizar sua identidade, de conhecer e compreender o lugar onde essas pessoas moram. Afinal, ele é feito por elas!

Neste almanaque, os entrevistados foram homenageados pelo seu dia, quer seja de sua profissão, quer seja por algum evento importante de sua vida.

Para baixar o pdf da publicação clique aqui.