Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Educativo

Coxilha: Um monte de histórias - 2018

Esta publicação reúne as lembranças contadas por 14 moradores do município de Coxilha (RS) aos alunos da escola EMEF Pantaleão Thomaz. As histórias dos moradores foram ouvidas em entrevistas de histórias de vida realizadas pelos alunos.

O Projeto Memória Local na Escola tem como objetivo valorizar as histórias de vida das pessoas da comunidade. Ao longo do ano de 2018 foram realizados encontros mensais com uma coordenadora pedagógica, 6 professores dos anos finais do Ensino Fundamental e estiveram envolvidos 121 alunos.

A cada relato são revelados diferentes olhares para a cidade, seus locais e sua história, compondo percepções individuais com a história coletiva de Coxilha. O nome da publicação faz referência à origem do nome, Coxilha, que é uma denominação da geografia do local. Em meio aos relatos dos entrevistados, há boxes com curiosidades sobre o vocabulário local e outras informações relevantes sobre a cidade e sua história, oferecendo mais elementos para que os leitores possam fazer a costura dos relatos com a história e a cultural local.

Esta iniciativa integra o projeto “Memória Local na Escola”.

Para baixar o pdf do livro clique aqui