Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Educativo

Histórias: Todo lugar tem uma história para contar – Buritama e Promissão - 2017

A exposição “Todo Lugar Tem uma História para Contar – Memórias de Buritama e Promissão” traz as histórias dos municípios que não aparecem nos livros; apresenta narrativas que deságuam em causos, superstições, personagens que são caros e únicos para as cidades e munícipes. Contos que unem as municipalidades por suas identidades, desbravadores do oeste, construtores de possibilidades.

Trata-se da conclusão e do resultado do trabalho de formação continuada de professores e sua aplicação com seus alunos nos municípios de Buritama e Promissão, ambos no estado de São Paulo, durante o ano de 2017. Por aqui se encontra a vida na roça, às vezes com pouco estudo, mas sempre com muito conhecimento. Por aqui se conhece uma escola do passado, namoros que não existem mais e saberes transmitidos de geração para geração.

As narrativas presentes são textos originados de 20 depoimentos colhidos em Buritama e 18, em Promissão, envolvendo, respectivamente, 537 alunos e 24 professores, e 452 alunos e 8 professores. Os estudantes, orientados por seus professores, elegeram critérios e escolheram coletivamente seus depoentes; em seguida, produziram roteiros e organizaram suas salas para a condução das entrevistas de histórias de vida, método concebido pelo Museu da Pessoa. Após o registro dos depoimentos, os discentes debateram e destacaram os principais pontos das narrativas e selecionaram as memórias a serem produzidas.

As escolas participantes de Buritama foram EMEF do Bairro Nossa Senhora do Livramento, EMEF Maria do Carmo Cunha Guerbas; e, de Promissão, EMEF Aurélia Moreira de Barros, EMEF Colégio Xavier, EMEF Agrovila, EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Esta iniciativa integra o projeto “Todo Lugar tem uma história para contar”.

Para baixar o pdf do livro clique aqui