Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Educativo

Memórias da literatura infantil e juvenil: edição do educador - 2009

Este projeto entrevistou 40 pessoas relacionadas à história recente da literatura infantil e juvenil brasileira (a partir da “geração heroica” da década de 1970). Além de autores, foram ouvidos ilustradores, editores e críticos que, de alguma forma, fazem parte da produção literária do país dirigida a crianças e jovens.

Sabendo que a literatura infanto-juvenil faz parte de seu trabalho, seja ele exercido em escolas, bibliotecas, hospitais ou outras instituições, o que queremos proporcionar com este material é uma aproximação diferenciada do tema.

Ao lermos a trajetória profissional e a história de vida de pessoas que fizeram e ainda fazem a literatura infanto-juvenil, também conhecemos e podemos refletir sobre aspectos importantes, ligados à própria história desse tipo de literatura, a partir da década de 1970, e aos assuntos que dizem respeito a questões que envolvem a leitura e a literatura: a função da literatura como arte, o papel da ilustração, os processos de escrita e criação literária, a importância de um ambiente leitor na formação da criança, as relações dos escritores e suas obras.

Esta publicação tem como objetivo apresentar e discutir caminhos para a prática educativa, visando inserir e utilizar as histórias de vida como parte do trabalho com a literatura e a formação de leitores.

Para baixar o pdf do livro clique aqui