Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Educativo

Todo lugar tem um história para contar: Memórias de Xambioá - 2016

Esta publicação é o resultado do projeto de memória realizado em 2016 pelo Museu da Pessoa, Votorantim Cimentos e o Conselho Comunitário de Xambioá que, em parceria, se empenharam em ouvir e registrar histórias de moradores da cidade de Xambioá (TO). Aqui temos reunidas dez histórias de pessoas de idades e origens distintas e múltiplas experiências de vida.

Integrantes do Conselho Comunitário de Xambioá passaram por um programa de formação que levou o grupo a se apropriar da metodologia para a realização do projeto de memória. Ao mesmo tempo os participantes foram se envolvendo na escolha dos entrevistados, no registro e na edição das histórias de vida, juntamente com a equipe do Museu da Pessoa.

As histórias de vida reunidas neste livro foram mantidas na linguagem coloquial, expressando a riqueza das narrativas pessoais. Essas histórias revelam a existência de mulheres e homens, sustentada em alicerces de luta e solidariedade construídos no seu cotidiano.

Para baixar o pdf da publicação clique aqui