Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Educativo

Todo lugar tem uma história pra contar: Memórias de Fercal - 2015

Aqui estão 23 histórias de 14 comunidades da Fercal, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. São histórias que vão do cotidiano a grandes movimentos coletivos, contadas com a mesma intensidade por homens e mulheres que trouxeram e trazem importantes transformações para a Fercal, além das tradições que fazem questão de preservar.

Integrantes do Conselho Comunitário da Fercal passaram por ampla formação com o intuito de apropriar-se das metodologias do projeto para a sua realização. Os participantes se envolveram em todas as etapas, auxiliando na escolha das pessoas das comunidades a serem entrevistadas, atuando como entrevistadores com a equipe do Museu da Pessoa e também sendo entrevistados. Tiveram ainda importante participação na socialização dos produtos do projeto, criando um movimento que reuniu acervo de utensílios antigos e característicos da região, que somados às memórias fotográficas resultaram numa bela exposição com apresentação dos vídeos das histórias, por ocasião do 59º aniversário da Fercal.

Para o Museu da Pessoa, que tem as histórias de vida como universo de seu trabalho, essas ações enriqueceram não apenas seu acervo, com importantes saberes e fazeres dos entrevistados, como o próprio desenvolvimento do projeto, com a inestimável contribuição dos parceiros.

Para baixar o pdf do livro clique aqui