Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Memória Organizacional

Educação para o futuro: 30 anos da escola Cidade Jardim/PlayPen - 2011

Foram 30 entrevistas de história de vida com o objetivo de construir o registro sobre a trajetória dos 30 anos da Escola Cidade Jardim/PlayPen, de São Paulo (SP). Alunos, pais, professores e funcionários de todos os tempos se dispuseram a vasculhar os rincões de suas memórias. Foram convidados a refletir e compartilhar o significado daquilo que, pelos mais variados motivos, selecionaram como lembrança.

Para complementar esse grande exercício coletivo de memória, o Museu da Pessoa também buscou outros tipos de fonte, como documentos, reportagens, desenhos, fotos, entre outros. Ao longo dos meses de trabalho, a pesquisa, os workshops, as entrevistas e as conversas fluíram de vento em popa – afinal, uma das melhores coisas que essa escola sabe fazer é construir junto. Não à toa, a linha pedagógica na qual a instituição encontrou sua maturidade é a do socioconstrutivismo, no qual as pessoas devem aprender a construir seus próprios caminhos para o conhecimento, em um processo individual e em grupo.

Para baixar o pdf do livro clique aqui