Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Temáticas diversas

20 anos do Museu da Pessoa no Brasil - 2011

Antonia Fogo viu o sertão virar mar; Idaliana de Azevedonasceu de novo ao ser salva das águas do Amazonas; ElifasAndreato só aprendeu a ler na fábrica; Ailton Krenak foi a péaté Minas Gerais; Mestre Antonio Bastião conheceu a línguadas plantas e das árvores; Rosa Fajersztajn sobreviveu a um gueto e dois campos de concentração; Aloisio Miranda viu a guerra deperto no Iêmen; Geraldo Prado fundou a maior biblioteca rural do mundo...

Essas e muitas outras histórias – mais de 14 mil – fazem parte, hoje, doacervo do Museu da Pessoa, construído em 20 anos de escuta, trabalho emaravilhamento. Muitas coisas aconteceram nesses 20 anos – boas e ruins.

Mas uma única certeza nunca deixou de existir em todos nós: cada história devida é, de fato, uma nova janela que abrimos para conhecer o mundo. Cada pessoa tem seu olhar, sua emoção e sua narrativa. Em 20 anos aprendemosmuito também sobre o Brasil. Um país riquíssimo em memória ou, melhordizendo, memórias: orais, escritas, dançadas, cantadas. Um Brasil muitas vezes invisível para a grande maioria das pessoas. Cheio de sofrimento, dor eencantamento. E cheio de coragem.

Como, então, colocar tudo isso em um livro? Não cabe. Não cabe emuma vida, em mil vidas. Não cabe. Por isso, escolhemos apenas 12 histórias.Histórias inspiradoras. Histórias que revelam o tesouro que acabamos porreunir. Um acervo a ser compartilhado, cuidado e celebrado.

Foi difícil montar este livro. As histórias são absolutamente envolventes elongas. Cada entrevista rendeu mais de 50 páginas de transcrição. Ao todo,são quase 50 horas de gravação. O que temos aqui são recontos. Recontoscom muitos autores. Começam no narrador e em seus entrevistadores,passam pelos transcritores, editores, revisores e pela edição final. Mesmoassim, o tom das falas, o ritmo de cada pessoa, o olhar de cada um foram mantidos.

Para baixar o pdf do livro clique aqui.