Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Temáticas diversas

Memória dos Brasileiros - Uma história em todo canto - 2008

Desde os tempos da colonização deste território hoje chamado Brasil,seus habitantes vivem sob o signo das viagens. Em busca de riqueza, detrabalho ou de novas fronteiras, foram organizadas caravanas, expedições,comboios, romarias, tropas, entradas e bandeiras. E a pé ou de canoa, dejipe ou de pau-de-arara, de carro de boi ou de avião, percorremos o paísnuma busca que passa pela própria descoberta de quem somos.

O Museu da Pessoa também foi criado no espírito dessas viagens, pois cadapessoa entrevistada faz, de certa forma, uma travessia em direção a simesma.Tem como estrada a trajetória de sua vida e, como paisagem, suaspróprias memórias.

Este livro – um dos resultados do Projeto Memórias dos Brasileiros,criado para marcar os 15 anos do Museu da Pessoa – transita entre váriossentidos da palavra viagem: a dos expedicionários e a das histórias devida. Em complemento às histórias e fotos garimpadas dentre os cerca de10 mil depoimentos que hoje formam seu acervo, traz também históriasregistradas em três caravanas, realizadas pelo Vale do Jequitinhonha,em Minas Gerais; pelo Rio São Francisco, entre Bahia e Pernambuco; e naregião de Maués, no Estado do Amazonas.

Mas por que mais essa viagem? Por que nós, do Museu da Pessoa, nos tornamosandarilhos pelo Brasil? O que trazemos de novo para os inúmeros estudos ereflexões sobre a história e a identidade do brasileiro?

Fundado em 1991 como um museu virtual de histórias de vida, o Museu daPessoa visou, desde sua origem, ser um espaço em que toda e qualquer pessoapudesse ter sua história de vida registrada e preservada como parte da memória social. Tantos anos depois e mais de 140 projetos de memória realizados, continuamos a nos maravilhar com as histórias de vida. Não mais apenas como incursões a novos mundos, mas sobretudo pelo seu poder de promover a empatia, o respeito e o conhecimento sobre o outro e sobre nós mesmos.

Nesse sentido, este livro é uma viagem de redescobrimento. Uma jornadaque não está em busca de linearidade, mas, sim, de uma nova riqueza: amultiplicidade de olhares, experiências e culturas que hoje compõe o nosso país.

Para baixar o pdf do livro clique aqui.