Home / Entenda / Portfolio / Publicações / Temáticas diversas

Vira Vida - Histórias de Vida Transformadas - 2013

Vocês encontrarão neste livro histórias de superação, conquistas erealizações. Histórias de jovens que, com perseverança, coragem e muitossonhos, conseguiram vencer obstáculos que lhes pareciam intransponíveis.

São meninas e meninos que abriram seus corações e mentes para contarsuas histórias de vida. Seus nomes e qualquer informação que poderia revelarsuas identidades serão omitidos. Fizemos isso para proteger suas intimidades.Caso contrário, eles ficariam ainda mais expostos às atitudes discriminatórias que sempre fizeram parte de suas vidas.

Os relatos são reais, de sobreviventes das periferias das cidades ondevivem. Em sua grande maioria, nasceram e cresceram em moradias precárias,em famílias destroçadas pela pobreza extrema, pelas drogas e por todasas formas de violência.

Muitos sofreram abuso sexual já na infância, cresceram em abrigospara onde foram encaminhados depois das denúncias de maus-tratos feitas porvizinhos e parentes. Acabaram dormindo nas ruas, consumiram drogas, tiveramfilhos quando ainda eram pouco mais do que crianças.

Suas histórias são reproduções da trajetória de vida de seus pais e mães.Alguns são filhos de pais desconhecidos, outros de pais violentos e alcoolistas. De mães trabalhadoras, desesperadas, algumas omissas ou desorientadas, mastodas desamparadas em meio a tanta pobreza e dificuldades.

Eles têm muitos irmãos, moraram em muitos lugares, consumiram drogas, abandonaram a escola, fugiram de casa, de abrigos. Foram parar nas ruas. Encontraram alegrias efêmeras, liberdade sem responsabilidade. Integrarambandos, aprenderam a lei do mais forte, a brigar, a atacar, a se defender e a roubar.

Para sustentar seu vício, seus filhos, para comer e dar o que comer a seus irmãos menores, tiveram que vender seus corpos por qualquer preço. Sofrem ou sofreram de depressão, podem ser arredios e agressivos, mas são também resistentes, ousados e intensos. Ao mesmo tempo em que seus relatos impressionam por sua crueza,revelam uma coragem admirável, que os fez seguir em frente na busca dasuperação de suas condições de vida.

Coragem que se revela quando lhes foi oferecida a primeira oportunidadepara conquistarem outra história, e eles, com vontade e determinação, trocaram uma vida desregrada, sem horário e sem disciplina, por uma vida com rotinas pesadas de um dia inteiro de aulas e compromissos, recebendo em troca uma fração do dinheiro que poderiam ganhar nas ruas.

Ouça com atenção o que esses jovens, suas famílias e seus educadorestêm a nos dizer. Emocione-se com os dramas de suas histórias e celebre com eles a transformação de suas vidas.

Para baixar o pdf da publicação, clique aqui.