Home / Explore / Blogs / Blog Museu da Pessoa

Museu da Pessoa contra a redução da maioridade penal

O plenário da Câmara deverá votar nesta terça-feira (30) a Proposta de Emenda à Constituição que altera a legislação sobre a maioridade penal. Essa é atualmente uma das grandes discussões no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, 87% dos brasileiros são a favor da mudança.

O Museu da Pessoa acredita e defende que a redução nunca foi, em nenhum lugar do mundo, e não será também no Brasil, uma premissa que garanta a redução da criminalidade. Pelo contrário, acreditamos que será apenas uma ação punitiva, responsável por dificultar extremamente a ressocialização desses jovens que cometeram crimes e ausentará ainda mais o Estado de suas responsabilidades na garantia dos direitos de jovens e crianças, para que elas tenham assistidas todas as suas necessidades básicas.

"Também quando passo perto de um menino assim, que tá deitado no chão, não tem nem o que falar. Já aperta o coração. Que... a mesma coisa que eles passaram eu já passei."

O trecho acima faz parte do depoimento de Jefferson Coelho de Oliveira para o Museu da Pessoa, em 2007. Nascido em 1991, na Praia Grande, Jefferson fugiu ainda criança para São Paulo, onde viveu nas ruas por vários anos. Devido ao projeto social da academia de boxe de Nilson Garrido, começou a lutar e disputar torneios e conseguiu sair da rua.

Assista ao vídeo com seu depoimento completo ou acesse sua história no portal do Museu: http://bit.ly/historia-jefferson-coelho