Home / Explore / Blogs

Museu da Pessoa fecha parceria com a ONG É de Lei

A ONG Centro de Convivência É de Lei atua há 17 anos na perspectiva de redução de danos associados ao uso de drogas, especialmente com populações em vulnerabilidades, muitos em situação de rua no centro de SP. Eles entendem que o uso de substâncias não podem definir a identidade das pessoas. Olham para elas e buscam criar um espaço de acolhimento, descanso, reflexão, mobilização e produção cultural, sempre compondo junto com os "conviventes".

A parceria entre o Museu da Pessoa e o É de Lei visa contar a história de vida de algumas dessas pessoas que o projeto acompanha. A ideia básica é sensibilizar o público geral desconstruindo estigmas fortemente presentes junto a esse grupo: moradores de rua e usuários de drogas. Nossa ideia é justamente combater uma visão negativizada dessas pessoas, mostrando "um outro lado" desta história.

A parceria inclui uma roda de história na sede do É de Lei, a gravação de três histórias de vida de beneficiários do centro de convivência e uma coleção temática no Portal do Museu, com os três depoimentos gravados e outros selecionados do acervo do Museu.