Home / Explore / Notícias

Histórias de vida pelo Brasil afora

Com início na terça-feira (4/12), começa a temporada de lançamentos dos produtos –livros e/ou exposições– desenvolvidos ao longo de 2018, em diversos estados, no âmbito das ações formativas do Museu da Pessoa junto a educadores da rede pública de ensino ou organizações sociais.

Os projetos são denominados “Todo Lugar Tem Uma História Para Contar” e “Memória Local Na Escola”. Embora tenham nomenclaturas distintas, não há diferença entre eles: apenas quando são realizados em associação com o Instituto Avisa Lá, parceiro de muitos anos do Museu da Pessoa, recebem o título de “Memória Local Na Escola”.

São, todas, ações de disseminação da metodologia do Museu da Pessoa a partir da formação destinada a educadores da rede pública de ensino e agentes de organizações sociais.

Nesses cursos, que têm duração média de oito meses, com carga horária variando de 40 a 60 horas/aula, são compartilhadas as ferramentas metodológicas para que os participantes desenvolvam atividades com seus alunos (no caso de educadores), ou as façam por si mesmos (no caso de agentes de organizações sociais). O objetivo geral é o registro da memória oral de pessoas da sua comunidade.

As atividades realizadas durante a formação visam preparar e estruturar as entrevistas com pessoas escolhidas pelos participantes para que contem suas histórias de vida; em seguida, é feito o processamento desses depoimentos e iniciada a produção de desenhos e textos que reflitam os relatos dos entrevistados. Dessa forma, as histórias de vida passam à condição de um bem imaterial que nos permite conhecer mais sobre as pessoas, suas experiências de vida, as histórias das comunidades em que estão inseridas e, em última análise, sobre nós mesmos.

A seguir, a relação dos produtos e as informações gerais sobre os respectivos lançamentos.

04/12 – São José do Rio Pardo, SP

Projeto: Todo Lugar Tem Uma História para Contar

Livro: São José do Rio Pardo Uma Cidade de Histórias

Local: nas quatro escolas participantes do projeto

Horário: das 8h às 15h15

** 8h - EMEB Fazenda Água Fria – Fazenda Água Fria – Zona Rural – São José do Rio Pardo

** 8h45 e 13h30 – EMEB Nossa Senhora do Loreto - Rua Prefeito Francisco Gonzaga Franco, 879

** 9h45 e 15h15 – EMEB Profª Zélia Maria Zanetti - Rua Rodrigo Fernandes da Silva, 664

** 10h30 – EMEB Profª Stella Maris Barbosa Catalano - Avenida dos Braguettas, 1005

Patrocinador: AES TIETÊ

Realização: Museu da Pessoa

07/12 – Coxilha, RS

Projeto: Memória Local na Escola

Livro: Coxilha – Um Monte de Histórias

Local: Palco Alternativo em frente ao Salão Paroquial - 1a Expo Coxilha

Av. Ilso José Webber - Coxilha/RS

Horário: A partir das 19 horas

Patrocinador: BAYER

Realização: Museu da Pessoa / Instituto Avisa Lá

08/12 – Corumbá, MT

Projeto: Todo Lugar Tem Uma História para Contar

Livro: Corumbá na vida sonhada, na vida vivida e na vida contada por seus moradores

Local: Escola Municipal Barão de Rio Branco

Rua Vereador Geraldino Martins de Barros, 1122 - Bairro Noroeste

Patrocinador: VOTORANTIM

10/12 – Ouroeste, SP

Projeto: Todo Lugar Tem Uma História para Contar

Livro: Ouroeste – Histórias que Valem Ouro!

Local: Salão Paroquial – Rua Borba Gato, 1.512 - Centro

Patrocinador: AES TIETÊ

11/12 – Zona Norte, São Paulo, SP

Exposição e Catálogo: A Zona Norte Conta suas Histórias