Home / Explore / Notícias

Museu da Pessoa inaugura a exposição “Lembra, corpo?”

O Museu da Pessoa promove na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a partir do dia 30 de janeiro, a exposição “Lembra, corpo?”, composta por parte do acervo produzido pela instituição ao longo de 2018. Sob a curadoria do escritor e editor Diógenes Moura, a exposição é composta por 23 histórias de vida, com fotografias do acervo de famílias brasileiras, recriadas como obras originais em papel bordado pelo artista Nario Barbosa.

Com o patrocínio da Sanofi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e o apoio da SP Leituras, a exposição terá entrada gratuita. A Biblioteca Parque Villa-Lobos fica naAvenida Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros, São Paulo, SP.

Para o curador Diógenes Moura, “Lembra, corpo?” é mais que uma exposição. “Não são apenas textos e fotografias para os olhos dos visitantes. É também um filme, um livro, a segunda pele de cada um de nós e do próprio verso do poeta grego Konstantinos Kaváfis, que deu título à mostra. ‘Lembra, corpo?’ trata de passado, presente e futuro. Trata de desejo.Trata de existência"

A fundadora e curadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, complementa: “A exposição propõe uma reflexão sobre a relação entre o corpo e a memória. Cada corpo tem sua história. Em cada corpo cabem muitas histórias. Às vezes esquecidas, às vezes escondidas, às vezes fingidas. ‘Lembra, corpo?’ desafia cada um de nós a refletir sobre como o corpo e a memórias e conectam e se misturam, seja com as nossas próprias histórias de vida, seja com as dos outros”.

“O conceito de corpo é visto de forma abrangente em ‘Lembra, corpo?’, mas a exposição contará com um espaço dedicado exclusivamente a pessoas que convivem com doenças dermatológicas, como a dermatite atópica”, diz Márcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi. Ela lembra que “a coleção Memória Causa (http://bit.ly/2DhHuOx), do Museu da Pessoa, apresenta as histórias de pacientes, familiares e médicos que tratam doenças dermatológicas com o intuito de reduzir o preconceito”.

O artista convidado Nario Barbosa, que bordou as fotografias expostas, acha que "as pessoas vão se identificar muito com a exposição, por se tratar de fotos de famílias, pois vejo que são registros de um fenômeno que está se perdendo, os registros familiares”. Para ele, “é muito importante ter uma instituição como o Museu da Pessoa, pois vivemos numa sociedade do descarte; hoje as pessoas fotografam muito, mas não dedicam tempo à memória da fotografia, de guardar e observar através do tempo".

“Lembra, corpo?” fica aberta para visitação até 03 de março de 2019.