Home / Explore / Notícias

O potencial terapêutico das histórias de vida

Na quarta-feira (06/06), o Museu da Pessoa participou do IV Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura, organizado anualmente em parceria com o SESC SP.

Dialogando com o tema deste ano - Saúde, Patrimônio e Memória - Lucas Lara, Coordenador de Museologia, utilizou internautas, personagens e historias de vida presentes no acervo para exemplificar a experiência de compartilhar suas próprias trajetórias como algo transformador.

A proposta de aliar o acervo do Museu da Pessoa e a Biblioterapia - método terapêutico   baseado no uso de livros e leituras - sugere que o contato com narrativas pode ser benéfico em processos curativos, seja como uma atividade de lazer, de alívio da tensão, ou uma forma de conhecimento e atualização.

“As histórias de vida têm o poder de gerar transformações nas pessoas, pois as ajudam a enxergar outros horizontes possíveis e a discernir mentalidades e emoções diferentes. Assim podem encontrar outras vias mais benéficas para combater obstáculos que surgem em seu caminho”, diz Lucas.

Vários projetos realizados pelo Museu foram utilizados como exemplos dessas possibilidades de interlocução. Entre eles a coleção Rever a Vida que reúne entrevistas de pacientes diagnosticados com doenças terminais e que, a partir desse momento, criaram uma reflexão maior sobre sua forma de enxergar o mundo e a vida. Confira:

Saiba mais sobre o Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura no site do Sesc CPF.