Home / Explore / Notícias

Participe: Workshop internacional Espaços de Memória e Cultura

A conscientização e eficácia da saúde pública nas políticas de saúde e dos sistemas de saúde tem sido um dos principais desafios das políticas públicas.  Nos últimos anos, os benefícios sociais e o valor público inerente às instituições culturais – particularmente no seu potencial de contribuir diretamente para as políticas de saúde pública nacional – tem despertado o interesse de governos, universidades e organizações afins.

Na medida em que os museus e organizações culturais assumem seu impacto nas sociedades contemporâneas, cresce o interesse local e internacional na capacidade dessas instituições em promover a saúde e bem estar das populações.

De fato, embora saúde e seus cuidados sejam predominantemente vistos como uma responsabilidade regional ou nacional, governantes e legisladores têm muito a aprender com os caminhos únicos e cruciais com os quais os museus envolvem as comunidades e possibilitam coesão, interação e mudanças sociais positivas.

Neste sentido, a quarta edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura explorará o tema da saúde, especialmente enfocando o papel que o setor cultural pode ter na promoção da saúde e do bem estar social. O workshop estará centrado nos discursos interligados entre temas como patrimônio, museus, engajamento comunitário e saúde.

A semana de workshop é uma oportunidade para organizadores, participantes, palestrantes e representantes de organizações culturais e de saúde participarem coletivamente de um exame transversal  do tema. Reconhecendo as organizações culturais como agentes de mudança social, o workshop irá abordar as questões sociais relacionadas à politica de saúde, incluindo desigualdades sociais e saúde, isolamento social e saúde mental, perda da memória, deficiência e discriminação, dificuldades de aprendizagem e saúde e sexualidade.

Os participantes do workshop terão a oportunidade de analisar como as instituições culturais podem se tornar agentes ativos para a promoção da saúde. Exemplos de questões chave incluirão: como os museus podem promover e manter políticas de saúde? Como os museus podem capacitar comunidades locais para reduzir desigualdades e, ao fazê-lo, melhorar a saúde e o bem estar coletivo? Podem as práticas dirigidas à comunidade promover um melhor contato intergeracional em vista de um impacto positivo na saúde? Quais as melhores práticas ligando patrimônio e trabalho social podemos encontrar nos últimos anos? Como é a saúde abordada por museus num mundo cada vez mais global e plural?

Ao final, serão apresentadas formulações coletivas de recomendações, diretrizes e métodos de campo destinados a promover as melhores práticas eticamente responsáveis dos museus, quando se envolvem e contribuem para a promoção da saúde e políticas locais e globais.

A quarta edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura é organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, pelo Museu da Pessoa, com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville, da Universidade de Luxemburgo, e com o apoio do Britsh Council.

As inscrições poderão ser feitas de 12 de abril a 21 de maio.

O workshop acontece entre 04 a 09 de junho.

Para mais informações acesse o site do Sesc CPF.