Home / Explore / Notícias

Saiba tudo sobre o "Todo lugar tem uma história para contar" de 2017!

Uma das matérias estudadas pelas crianças na escola é história. Elas aprendem sobre Roma antiga, Grécia, Guerras e acontecimentos importantes. E se as crianças pudessem aprender com outros tipos de histórias? E se fossem as de suas próprias vidas?

Museu da Pessoa em parceria com o Instituto AES e a AES Tietê lançou a temporada 2017 do projeto “Todo lugar tem uma história para contar” nas cidades de Buritama e Promissão. O intuito do projeto é  realizar um diálogo entre professores, alunos e a comunidade onde vivem. Os educadores da rede pública de ensino irão aprender a coletar as narrativas das crianças através da metodologia de pesquisa do museu, para que essas possam ajudar em suas relações de aprendizado e convivência.

Contar e ouvir histórias auxilia no entendimento de si mesmo e do mundo à sua volta. O projeto pretende contribuir para que ambos os estudantes e professores possam agregar conhecimentos e experiências.

Participarão do projeto: escolas de ensino fundamental e EJA, sendo professores (a partir do 3º. ano), coordenadores pedagógicos, alunos (a partir do 3º. ano) e moradores da cidade.

Serão nove meses em muitos encontros com professores e coordenadores pedagógicos e realização de entrevistas. Ao longo do projeto você confere aqui, no portal do Museu da Pessoa, coleções virtuais com fotos, textos e desenhos feitos pelos próprios alunos dos entrevistados. Além disso, uma coleção no portal com o resultado final do projeto de cada município reunirá todo o material produzido pela ação.

O projeto faz parte do Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa aprovado pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Instituto AES AES Tietê.

Confira as coleções da edição 2016 do Todo lugar tem uma história para contar:

Santo Amaro | Guarulhos

Museu da Pessoa | Todo Lugar Tem uma História para Contar

Rua Natingui, 1100 - São Paulo - CEP 05443-002 | tel +55 11 2144.7150 | fax +55 11 2144.7151 | portal@museudapessoa.net