Home / Explore / Notícias

Vem aí: 10º Encontro Paulista de Museus

A atuação contínua do SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo em prol do aprimoramento dos museus paulistas levou à criação do Encontro Paulista de Museus (EPM), evento anual que em 2018 encontra-se em sua 10ª edição e que hoje configura-se como o maior evento do campo museal paulista.

O tema do EPM deste ano, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho, é “Gestão e Governança” e a palavra "juntos" é a inspiração para todas as atividades do evento na esperança de propor discussões, reflexões e inspirações que instiguem as instituições museológicas a abrir seus processos ao diálogo direto com a comunidade, tornando-as mais acessíveis, inclusivas e relevantes para a vida das pessoas.

Mesa de debate "Acessibilidade do patrimônio museológico" no 9EPM

São três dias de palestras, encontros e conversas além das apresentações em formato digital que serão exibidas em looping em televisores de LCD. O Museu da Pessoa foi selecionado com a coleção Todo lugar tem uma história para contar – memórias de Fercal para integrar um dos painéis sobre “Democratização de processos museológicos”.

Este tema aborda ações desenvolvidas pelos museus que requereram a participação do público e da comunidade nos processos institucionais (orçamento participativo, gestão colaborativa, curadoria compartilhada, identificação e/ou ressignificação do acervo, definição da programação, etc.).

A décima edição do Encontro Paulista de Museus — 10EPM acontece de 18 a 20 de Julho e você pode se inscrever a partir do dia 18 de maio no site do SISEM SP. Confira a programação completa aqui.