Coleção

Histórias em jogo - Santa Cruz do Rio Pardo

Publicado em: 12/12/2017

Ministério da Cultura, Special Dog e Museu da Pessoa apresentam Histórias em Jogo - Santa Cruz do Rio Pardo.
Conheça nessa coleção histórias de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo.
Jovens e educadores de dois abrigos da cidade participaram de uma oficina de Círculo de Histórias do Museu da Pessoa, em outubro de 2017. Em dois grupos, um de educadores, e outro de jovens, os participantes foram convidados a compartilharem uma história marcante de sua vida e registrá-la usando vídeo e fotos.
O Círculo de Histórias usa a metodologia de Digital Storytelling, desenvolvida pelo Center for Digital Storytelling, dos Estados Unidos, parceiro do Museu da Pessoa. O compartilhamento de histórias acontece em grupo.  Ao passar por esse processo todos os participantes estão aptos a reproduzir essa experiência com outras pessoas, dando início a uma cadeia de contação e registro de histórias. Uma característica marcante dessa metodologia é que cada participante é autor da sua história do começo ao fim, da seleção à edição final. Além disso, o conjunto de histórias marcantes de um grupo pode revelar muito sobre seu contexto, sua história, e trazer à tona pontos de atenção para atuação social.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, usamos essa mesma metodologia em 4 encontros com cada grupo. A atividade resultou em um conjunto de histórias muito interessante, que conversa com aspectos culturais da vida da cidade. Navegue por essas histórias e pelos laços que elas evidenciam.

Vídeos