Coleção

Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

Publicado em: 15/11/2015

O Projeto Memória Local na Escola – Bom Jesus e Currais, 2015, parceria entre Instituto Museu da Pessoa, Instituto Avisa Lá, CHS, Secretaria Municipal da Educação de Bom Jesus e Secretaria Municipal da Educação de Currais, tem o orgulho de apresentar a coleção virtual do programa de formação. Estão aqui presentes 31 histórias de moradores de ambos os municípios, um pequeno recorte sobre a trajetória das cidades pelo ponto de vista de quem nelas vivem e as constroem no seu dia a dia. O Projeto Memória Local na Escola, idealizado pelo Instituto Museu da Pessoa e Instituto Avisa Lá, é um programa de formação de docentes e alunos com mais de dez anos. São promovidos encontros regulares com professores onde são trabalhados conteúdos, conceitos e métodos relacionados à área de história, memória, escrita, leitura e desenho, para depois serem efetivados com e por seus alunos. Entre outras ações, entrevistas de histórias de vida são realizadas pelos estudantes das escolas participantes, o que além do registro que resulta pelo encontro, gera também toda uma gama de produções em torno das narrativas dos depoentes, resultados diversos, como a coleção virtual aqui presente. Trabalhar com a história local por meio de seus moradores é uma forma de aproximar a realidade do entorno da comunidade e os alunos, criando oportunidade para um olhar crítico sobre ela. Trata-se de uma ação que valoriza seus sujeitos, mas que também lhes confere responsabilidades como agentes sociais atuantes. Fica aqui registrado os parabéns aos professores, alunos e a todos os envolvidos no projeto que viabilizaram tal obra. Boas histórias!

Histórias