Coleção

Memórias d'além mar: histórias de portugueses no Brasil

Publicado em: 09/10/2017

Portugal é um país de emigrantes. Em busca de oportunidades, os portugueses migraram para diversos países (europeus ou não) durante a diáspora do século XX.  Mas por que uma parte desses portugueses escolheram migrar para o Brasil? Como foi o processo migratório? Como foi a adaptação à nova terra? Quais são as lembranças do que (ou quem) ficou em Portugal? Através das memórias de imigrantes portugueses no Brasil, gravadas em diversos projetos do Museu da Pessoa, viajamos nessa coleção de histórias que retratam o cotidiano e as vivências dos portugueses no Brasil. Essa é a contribuição do Museu da Pessoa em sua parceria com o CES da Universidade de Coimbra, no projeto "Na Ponta Língua: histórias, memórias e inovação na imigração portuguesa", co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto "Na Ponta da Língua: histórias, memórias e inovação na imigração portuguesa" tem como objetivo registrar e divulgar histórias de imigrantes portugueses no mundo. É uma parceria entre a Universidade de Coimbra, em Portugal, Universidade Paris X, na França, Museu da Pessoa, no Brasil e as Universidades de Berkeley e Rutgers-Newark nos Estados Unidos.

Histórias