Coleção

Passado-presente: memórias e aprendizagens de Iacanga

Autor: Danilo Eiji Lopes
Publicado em: 03/12/2019

A coleção Passado-presente: memórias e aprendizagens de Iacanga reúne as histórias contadas por 10 moradores da cidade que gentilmente cederam suas entrevistas de histórias de vida ao projeto. A cada narrativa são descobertas sensações, informações, valores, locais e momentos históricos que levam a um universo de conexões possíveis entre a história da cidade, dos narradores e a do próprio leitor. A relação entre o passado e o presente acontece a todo instante, e por ela se torna possível notar traços da identidade de Iacanga. O que essa cidade foi, o que ela é e o que pretende vir a ser, aparecem nos relatos de seus moradores/depoentes. Ao longo do ano de 2019, professores das escolas municipais de ensino tiveram encontros mensais de formação pelo Projeto Todo Lugar tem uma História para Contar. A cada curso eram disparadas ações a serem realizadas com seus alunos até se chegar, entre outros objetivos, a publicação de um livro e desta coleção. As histórias presentes são resultantes de um longo processo de trabalho. Os alunos pesquisaram sobre a história da cidade, definiram temas de interesse, debateram e escolheram possíveis depoentes coerentes aos seus anseios, elaboraram roteiros específicos de entrevista e conduziram coletivamente as entrevistas de histórias de vida. Na sequência, produziram desenhos e textos que compõem a arte dos perfis presentes nessa coleção. O Projeto Todo Lugar tem uma História para Contar chega ao seu final da melhor maneira possível: uma grande homenagem a todos os moradores de Iacanga. E antes de conhecer a coleção, fica aqui registrado o agradecimento a todos os participantes do projeto: depoentes, alunos, professores, técnicos e parceiros. Essa ação faz parte do Projeto Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa de 2019 (Pronac 18.3727) realizado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), pelo Instituto Museu da Pessoa, com patrocínio da AES Tietê.

Histórias