Filha de peixe...

História de: Karin Fischer
Publicado em: 21/01/2013

Filha de um pai engenheiro e uma mãe professora de ginástica, Karen pensa em seguir os passos maternos; gosta de malhar, mesmo quando tempo pouco tempo para isso, e pensa conseguir ganhar a vida assim. Enquanto ainda não acontece, vai trilhando os passos no seu primeiro trabalho, num hotel, e traçando a história da sua jovem vida. Divide o dia entre o trabalho, os estudos e a família.

“Aprendi, a ler eu aprendi lendo o jornal aqui, o jornal Revista da TV, quando eu era pequena. Eu adorava ver, fofocar as novelas. Foi assim que eu aprendi a ler. Sozinha. Eu pegava e lia um pouco, porque eu não conseguia ler rápido. Aí eu conseguia umas palavras, e foi juntando, foi juntando, aí foi assim que eu aprendi. Meus pais apoiavam. Ele é engenheiro e ela é professora de ginástica. De família, assim, lembro bem da minha avó também. Ela já faleceu, já se foi, mas ela era legal. Dormia lá em casa e a gente viajava, fazia passeio. Eu gostava de caminhar com ela. Ela morava em Friburgo, aí eu ficava uma época lá na casa dela em Friburgo. Não lembro bem se foi a minha mãe ou se foi o meu irmão que colocou o meu currículo para esse projeto do IBDD*. Mas quando começou o curso, fui chamada. Aí não gostei muito do trabalho, acabei não ficando. Mas logo apareceu um outro curso para trabalhar em hotel, que foi quando eu vi fazer a minha experiência e fiquei. Fiquei tanto que estou lá até hoje. Foi uma capacitação pra que a gente visse como se trabalha num hotel. Desde arrumar a cama, aula de português. Muito gente não gostou e foi largando. Sobraram mesmo só eu e mais suas, porque o trabalho é pesado. Começo a trabalhar às noves e paro às três. Levo as fronhas, lençol, capa de casal, capa de solteiro pra camareiras. Pego a roupa do hóspede, levo pra lavar. Quando ficam prontas, retorno pra ele. Às vezes passo uma vassoura nos andares pra tirar a sujeira. Com isso, vou trabalhando e me virando. Mas meu sonho mesmo, daqueles que eu gostaria de fazer mais pra frente, é ser professora de ginástica. Igual a minha mãe, porque eu adoro fazer ginástica. Antes de trabalhar, eu vivia na academia, uma aula atrás da outra. Quem sabe um dia eu possa ensinar também.