Filho, você consegue fazer tudo

História de: Valter Marques Silva
Publicado em: 00/00/0000

Valter, ao escutar seu filho falar que não era capaz de algo, fez a única coisa que estava ao seu alcance: dar seu amor de pai. Falar para o pequeno Luiz Felipe que poderia ter e ser tudo o que quisesse. E poderia sempre pedir ajuda. Também fala da dor de ver seu filho com a mesma doença que ele tem, a dermatite atópica, e como precisou ensinar, enquanto também aprendia, como seu filho poderia lidar com ela.

Teve a vez em que meu filho Luiz Felipe me falou: “Papai, eu não consigo fazer isso!” E eu falei: “Luiz Felipe, você consegue fazer tudo na sua vida, você pode fazer absolutamente tudo! Se você tiver dificuldades, diga: papai, me ajuda? Mamãe, me ajuda?; vovó, titia e titio, me ajuda?”. Sempre falo pra ele pedir ajuda para alguém. Para que ele possa superar, seja qual for o obstáculo que está para ser ultrapassado - e não barrado. Para o obstáculo não nos barrar.

Dentre tantas coisas que eu tenho, o moleque vai herdar justo a dermatite atópica. Eu sou inteligente, sou bonito, sou bacana, engraçado. Mas justo isso que ele vai herdar, brother?

Isso irrita o Luiz Felipe também, várias vezes ele fala: “Papai, tudo que eu queria era não ter essa doença”, porque ele está jogando bola e não sabe se corre ou se coça. Então, eu falo pra ele, “Lu, seguinte: você tem e você tem que lidar com isso”.

Eu tento dar um incentivo, por isso digo: “Você consegue fazer tudo na sua vida. Absolutamente tudo!”