Infância, a cultura do jogo e a educação

História de: Suely Mascarenhas
Autor: Suely Mascarenhas
Publicado em: 01/03/2015

Esta história aborda minha infância e como a cultura do jogo foi forte entre meus familiares e na educação de todos.

Suely Carneiro Mascarenhas, nascida em 24 de junho de 1960, natural do município de Jardim, Estado de Mato Grosso do Sul, filha de João Monteiro Mascarenhas e Benedita Carneiro Mascarenhas, ele nascido no sítio Capão Seco, município de Bela Vista-MS e foi atleta de voleibol pelo Colégio Dom Bosco, no ano de 1948, ela nascida no município de Bonito-MS.

Sou a segunda filha de 5(cinco) irmãos, sendo eles a mais velha Odila Maria Carneiro Mascarenhas, eu, Ronaldo Carneiro Mascarenhas, Solange Carneiro Mascarenhas e a Sônia Carneiro Mascarenhas. As irmãs foram atletas de voleibol e o irmão pratica lutas marciais. Morei no sítio até 5(cinco) anos, e após completar esta idade, fui morar na cidade, para iniciar meus estudos. Chegando na cidade de Jardim, fui estudar o Jardim da infância, no Grupo Escolar Cel Júvêncio e a partir do 4º ano primário fui continuar meus estudos na escola Educandário Cel Felício.

Passei minha infância até os 10 anos brincando muito com rodas, bolas, bonecas, casinhas e viajávamos muito para o sítio e lá aventurávamos com vários passeios, andava a cavalo, soltava pipa, jogava 5 (cinco) Marias e brincava com os primos. Depois dessa fase, no ano de 1971, já com 11 anos de idade, fui estudar em Campo Grande-MS, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, como aluna interna, fiquei por 3(anos), onde iniciei minha vida como esportista, jogava queimada, handebol, atletismo e voleibol. Após esta etapa fui estudar na Escola Moderna Associação de Ensino (MACE), a qual iniciou minha vida profissional como atleta de voleibol, nas horas vagas jogava bozó.

Viajei para vários lugares para participar de campeonatos de voleibol. E no ano de 1978 ganhei um troféu como melhor atleta de voleibol do ano, participei da seleção de Campo Grande e MS. No ano de 1981, me casei com João Pereira Esteves, nascido em Assis-SP, e tivemos dois filhos, sendo eles João Antonio Mascarenhas Esteves, nasceu em 1982, hoje graduado em Direito, e Igor Fabrício Mascarenhas Esteves, nasceu em 1983, graduado em Letras, ambos nasceram em Campo Grande-MS e foram atleta pela seleção da MACE, Colégio Dom Bosco, Campo Grande e MS. Igor ainda é atleta de voleibol e João Antonio é atleta de corrida, em 2015.

Fomos morar em Assis-SP, cidade que nasceu a família dos Esteves, e lá ingressei na faculdade de Educação Física, onde finalizei curso em 1990 e depois voltamos a residir em Campo Grande-MS novamente. Chegando a Campo Grande, realizei o concurso para professora de Educação Física foi aprovada, e ingressei como funcionária efetiva, do quadro da Prefeitura Municipal, e estou até hoje. Nesse percurso joguei voleibol de quadra e de areia até 2012. Na minha trajetória de professora de Educação Física em 2000 iniciei um curso de xadrez e depois fui aplicar em minhas aulas. No percurso de 2005 a 2012 cursei vários cursos de especializações.

O mais importante nesta trajetória foi que iniciei um trabalho com alunos de 6 (seis) a 10 (dez) anos com xadrez pedagógico e lúdico, durante 2 (dois) anos, e foi um sucesso. Hoje meus alunos estão na universidade. Isso é um orgulho para um educador e sua família. Por fim, ainda na ativa na área de educação, atualmente estou cursando mestrado, e minha temática depois de 14 anos de trabalho, vou defender o xadrez para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Hoje meus netos, com Gabriel com 10(dez) anos, Matheus, 7(sete) anos já iniciaram o jogo de xadrez de maneira lúdica e também treinam voleibol no Colégio Dom Bosco. Minha neta e Emanuele com 4 (quatro) anos está familiarizando com o xadrez também. A cultura do jogo é muito forte em nossa família. Esta é uma parte de minha história de vida da infância, da cultura do jogo e da educação.

Ver Tudo