Largo do Moutela em Jacarepaguá

História de: Decio Conforto
Autor: Renato Motta
Publicado em: 27/04/2019

O vídeo Moutela foi produzido em 2008 por Décio Conforto sobre a memória do Largo do Moutela que fica em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O filme mostra a transformação dos estabelecimentos do bairro entre as décadas de 1970 até o ano de 2008. Nele estão seus frequentadores dos bares da região. As figuras mais marcantes e as lembranças dos que estão vivos, mas sobretudo dos que já se foram, dentre os quais estão o comediante Mussum, o cantador e poeta Catulo de Paula, Miró, Seu Antonio, Seu Luiz, Coruja, Paulo, Sidney, dentre outros que podem ser vistos no filme. Na ótica do diretor, que registra as transformações que ocorreram na região desde a década de 70, fica a saudade e a lembrança da localidade. O filme Moutela é uma homenagem a memória e a história do Largo do Moutela, que é passagem entre a Freguesia, Anil e a Gardênia Azul em Jacarepaguá. Dentre todos os estabelecimentos, o mais antigo em funcionamento, ainda hoje, é o Bar Universo do Valtair. Convidamos a todos, entrarem neste túnel do tempo e percorrer essa história. Eis o Moutela. Um agradecimento especial ao Arquivo Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN que cedeu 2 fotos do Largo do Moutela na década de 80, com a visão da Igreja da Pena. A trilha sonora é composta por diversos chorinhos.

Ver Tudo