Matheus José da Silva

História de: Matheus José
Autor: Matheus José
Publicado em: 14/04/2017

Baiano-Pernambucano, Matheus é um jovem escritor, microempreendedor e fotógrafo. Acreditando nas artes desde os 9 anos de idade, Matheus já tem três livros publicados e dois prêmios internacionais. Produtor Cultural, pela "Poética Produção Cultural", Matheus movimenta a cultura no Vale do São Francisco, Recife e Lisboa.

Conterrâneo de ícones como Daniel Alves, João Gilberto e Ivete Sangalo, Matheus José nasceu em Juazeiro da Bahia em 18 de Julho de 1998 e atravessou a ponte, o Rio São Francisco e foi morar nas terras de Geraldo Azevedo, Petrolina/PE.

Embalado pela poesia do seu pai - José Carlos - e pelas músicas regionais, a exemplo de "Petrolina-Juazeiro" de Jorge de Altinho - eternizada por Luiz Gonzaga - começou a escrever seus primeiros versos aos 09 anos de idade.

Nascido e criado em terras de artistas, o seu sonho não seria diferente. Passou anos escrevendo e sonhando com o sucesso profissional nas artes. Aos 16 anos de idade, publicou seu primeiro livro, o "Pensamentos de um Andarilho" pela Editora Mondrongo. Um livro de poesias rimadas, em homenagem ao seu pai. Porém, o livro não teve sucesso e Matheus mudou sua literatura.

Esquecendo os versos com rimas, aos 17 anos o autor lançou seu segundo livro e primeiro romance "Dante e Beatriz: O Amor Gravado nas Estrelas", como publicação independente e uma homenagem aos 750 anos do imortal Dante Alighieri - Autor de, entre outras obras, "A Divina Comédia". Essa obra, que durou 3 anos para ser feita, deu a Matheus novos ares. O autor do Vale do São Francisco começava a se destacar nacionalmente em feiras, bienais, congressos e eventos independentes.

Em 2015 ainda, Matheus foi considerado um dos melhores poetas de todos os países lusófonos pelo Prêmio Poesia Livre da Vivara Editora.

2016 começou agitado e logo em Janeiro, em Salvador/BA, recebeu um Prêmio Internacional de Honrarias ao Mérito por Ativismo Cultural, outorgado pela OFMH - Ordem Federativa de Honrarias ao Mérito. Ainda em 2016 e já aos 18 anos, Matheus lançou seu terceiro livro, "Orion: Nebulosa dos Amores" em Minas Gerais.

Insatisfeito com a movimentação cultural em sua região, em 2017 Matheus José fundou a "Poética Produção Cultural" que têm a função de realizar eventos e ajudar artistas na construção de um Brasil melhor. A organização que começou em Petrolina/PE e Juazeiro/BA, se expandiu para Recife/PE e Lisboa em Portugal.

Matheus José continua nas produções culturais, mas atualmente se dedica a uma futura nova literatura.

Ver Tudo